O Novo Acordo Ortográfico




Sinto uma certa dificuldade em aceitar este novo acordo. Mas já estou [quase obrigada] a ceder. 

A nível profissional, senti-me na obrigação de tudo o que escrevo estar conforme o novo acordo. Por aqui, email´s para amigos e familiares, já escrevo [ou tento escrever] quase tudo.

As crianças que entraram agora para a escola, terão mais facilidade dado a que se escreve tal e qual como se fala. Por exemplo, a palavra “óptimo” com o novo acordo ortográfico passou a ser “ótimo”. Para quem foi instruído pelo sistema ortográfico anterior [como eu e a maioria] torna-se mais complicado adaptar-se à nova escrita.


Há palavras que me custam mesmo imenso. Com o novo acordo ortográfico, quando os prefixos terminados em vogal forem seguidos de outra palavra iniciada por “r” ou “s”, essas letras serão duplicadas. Por exemplo, o “r” passará a ser “rr” e o “s” será “ss”. Ou seja, mini-saia fica minissaia. 

A supressão de consoantes mudas, tudo bem. Por exemplo: colecção - coleção; decepcionar - dececionar; recepção - receção. Mas a eliminação de alguns acentos gráficos, fazem-me mesmo muita confusão, como: jóia - joia; pára - para (verbo parar); bóia - boia.

Sinto uma certa dificuldade em aceitar este novo acordo. Não gosto. Mas tem de ser.


-Lace-it-girl




CONVERSATION

0 comentários:

Enviar um comentário

Back
to top