Quem me conhece, sabe o quanto amo a minha profissão. O quanto amo o meu trabalho. O quanto me preocupo com a população Idosa.
Todos os meses escrevo um [pequeno] Artigo, juntamente com o meu colega e amigo R.B.
Partilho o deste mês.
______________________________
A Depressão na idade sénior
O aumento exponencial da população idosa, fenómeno transversal a todos os países, nomeadamente os desenvolvidos como Portugal, traz consigo a consequente preocupação com o envelhecimento e as doenças inerentes a esta idade, como a depressão e demência senil – de diagnóstico frequente e que se não for detectado continuadamente poderá ter consequências graves que colocam em causa esta etapa de vida.
A depressão tem inúmeras definições, podendo ser entendida como um sofrimento psíquico e dor moral desencadeada por uma situação ou acontecimento desagradável que interfere na diminuição da qualidade de vida, produtividade e capacitação social do idoso, até pela existência de maior fragilidade afetiva. As alterações de hábitos, menos saudáveis e mais stressantes fazem com que hoje se fale de uma média de 15% de idosos com esta doença (Dasgupta, 2001). É neste ponto que a equipa da Casa [...] se propõe combater, através dos seus profissionais creditados.
Com o envelhecimento cerebral e físico do utente, acontecem alterações neurobiológicas que vão afetar o lado emocional, físico e social. Para essas alterações, muito contribuem: o papel de inactividade profissional (reforma) que gera sempre alterações de rotina que a partir de uma certa idade não são ultrapassáveis; perda do papel familiar, passando de pais e cabeças-de-casal para avós e perda de responsabilidade e autonomia nas decisões; morte do cônjuge ou ente querido; enfermidade médica ou cirúrgica.
A depressão em idosos, assim como outras doenças, têm características específicas, de maior polimorfismo que em adultos e que importa por isso ser tratado num espaço acolhedor e dotado de todas as características para a absorção positiva de estados emocionais e físicos no idoso.
A. M. (Gerontóloga Social) e R. B. (Psicólogo Clínico)
______________________________
A vossa qualidade de vida... depende de mim. Depende de nós.
Contem comigo, meus queridos.
Darei sempre o melhor de mim.
-Lace-it-girl
0 comentários:
Enviar um comentário