Páscoa







Sempre gostei deste dia. Aliás, sempre gostei dos dias em que a família se reúne, e juntos desfrutam de refeições e da companhia uns dos outros. Lembro-me que durante vários anos, comprávamos a roupa para o Domingo de Páscoa, que normalmente era escolhida com bastante tempo de antecedência e eu e os meus irmãos quase que desesperávamos por só podermos estrear a roupa naquele dia. O dia começava com a minha mãe a esconder os ovos que tínhamos pintado com ela, nos dias anteriores. Depois de nos vestirmos e tomarmos o pequeno-almoço em família, íamos à Igreja. Depois de passarmos lá a manhã, íamos para casa dos meus avós. A minha avó vestida com a sua melhor roupa, assim como o meu avô, recebiam-nos (como sempre) com um enorme sorriso. Era notória a felicidade deles neste dia. Talvez por serem bastante religiosos e por receberem a visita de todos os filhos, netos e bisnetos. As manhãs do Domingo de Páscoa sempre foram manhãs de muito sol. É assim que me lembro. Manhãs com muito sol e um cheiro intenso a flores. Um cheiro muito característico, e faz alguns anos a última vez que o senti. Ainda que vá ao mercado comprar flores ou por muitas flores que cheire, nunca sinto o mesmo cheiro. As flores estavam no chão, no passeio da casa, passando pela viela da casa até chegar ao quintal. Todas as casas no sítio onde os meus avós vivem, estavam assim, tal como hoje em dia continua a acontecer. A porta das casas abertas e flores desde o passeio até ao interior das casas. Na mesa da sala dos meus avós, estavam pães-de-ló e amêndoas, prontos para serem entregues a cada um dos netos. Flores por toda a casa. Adoro a casa dos meus avós, por vários motivos, mas gostei sempre mais dela na Páscoa. Talvez por saber da importância desta data festiva para os meus avós e para o povo em geral na cidade e principalmente na zona onde eles vivem. A minha avó, faz limpeza exaustiva duas semanas antes da Páscoa. Tem cortinas, tapetes, toalhas de mesa e alguns objectos específicos para este dia. Acho isto exagerado mas muito interessante. 
Este ano, não estive na minha cidade. Não pintei nem procurei ovos. Não fui à casa dos avós. Não comi pão-de-ló, nem amêndoas. Não vi os meus avós. Mas lembrei-me que durante anos foi assim. Fiquei de coração cheio por estas lembranças. Sou mesmo grata por ter tido dias assim. 
Este ano, foi diferente. Muito bom, mas diferente. Se for sempre como foi este ano, ficarei muito feliz.



-Lace-it-girl 

CONVERSATION

0 comentários:

Enviar um comentário

Back
to top