Festas populares



Amo as festas populares. Todas elas, mas em especial o S.Pedro, talvez por ser a festa popular da minha cidade. Todos saem à rua, as pessoas oferecem sardinhas e caldo verde. Verdade. A maioria das pessoas oferece, a conhecidos e desconhecidos. Há música em todas as ruas, há luzes e cheiros inigualáveis. O S.Pedro na minha cidade é como se fosse um Natal, mas em vez de ser apenas com a nossa família, é com a cidade inteira. Com isto, quero eu dizer, que há muita comida, boa disposição, família e amigos numa só noite. Com isto, quero eu dizer, que toda a gente se encontra no S.Pedro. Os que já não vivem na cidade, voltam neste dia. Normalmente, revejo todos os colegas e amigos de escola, ex Professores, família, amigos e conhecidos. Até nos podemos encontrar noutras alturas, na cidade, mas não é a mesma coisa. No dia de S.Pedro tudo tem um sabor diferente! É tudo mais bonito, mais marcante. Este ano, ontem, hoje... Não estou na minha cidade. Não comi sardinhas, nem caldo verde. Não vi as decorações, nem senti os cheiros. Não revi ninguém. Com muita pena minha, este ano perdi "o Natal" da minha cidade. No entanto, o meu querido e amado pai, esta semana, antes de ir para Portugal, trouxe-me peixe fresco, pescado por ele. Hoje, enquanto imagino as cores, os cheiros e a alegria que se vive na Póvoa, cozinhei. Não sardinhas, mas cavalas e sem caldo verde, nem broa, mas com puré de batata doce, salada e brócolos. Cozinhei para mim e para alguns amigos ingleses e eles gostaram... mas nem imaginam como é bem melhor a comida e tudo o resto, em Portugal - nos dias de festas populares. 

Coisas que só nós sabemos. Coisas que só nós sentimos. Coisas de gente da terra.


-Lace-it-girl

CONVERSATION

3 comentários:

  1. Tradições, tradições... Cheiro a casa :)

    ResponderEliminar
  2. Nós cá tb celebramos o S.Pedro, sardinhada à noite para a minha família, lanche ajantarado no domingo, após a procissão, para a família do marido. Noitadas nas diversões e farturas para as crianças!
    É tempo de festa, "coisas de gente da terra".

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Vivi durante alguns anos em Lisboa e este ano também senti a falta dos Santos. Não sei como é na Póvoa mas acredito que o espírito que se vive seja muito semelhante, apesar de ser sempre único. *

    ResponderEliminar

Back
to top