Isto de ser mãe...

Ser mãe é tão maravilhoso e cansativo como eu imaginei. O cansaço é esquecido a cada momento de silêncio, a cada sorriso, ao ouvir os sons que faz quando está a mamar... O cansaço é esquecido ou muito pouco, sempre que observo a minha filha. Mesmo quando chora. Mesmo quando eu choro. Mesmo quando não durmo noites seguidas. A velha frase "vale tudo a pena" é verdadeira. 
A primeira semana foi tranquila para a bebé e dolorosa para mim. Na segunda noite depois do parto, enquanto a minha bebé estava serena a mamar, as lágrimas escorriam-me pela cara e eu lutava contra pensamentos de que não era uma boa mãe, pois não devia chorar. E sentia-me mal, por chorar enquanto alimentava a minha bebé. Tentava conter as lágrimas mas era difícil. Naquela noite, não dormi. Na verdade, já não dormia há  três noites. Mas naquela noite em particular, estava exausta e com imensas dores. Pensei em desistir de dar de mamar, e, nesse momento olhei a minha filha bem de perto, senti todo o amor que tenho por ela, fui tomar um duche e mesmo cheia de dores e com as mamas já a sangrar, senti que iria conseguir. A serenidade da minha bebé e todo o amor que sentia motivaram-me a ser um pouco mais paciente e persistente. Depois veio a manhã. Tudo fica mais leve e mais fácil durante o dia. 
As lágrimas pararam e não voltaram a cair. Às vezes ameaçam sair dos olhos, mas eu mantenha-as lá. Os dias seguintes foram de prazer e de dor. Dar de mamar é maravilhoso, ainda que bastante doloroso nos primeiros dias. 
A segunda semana foi tranquila para nós as duas. Doeu, sim. Mas menos. E eu continuei determinada a dar de mamar. Não seguimos um horário ou rotina à risca. Amamento a minha filha sempre que ela quer, sempre que eu acho que devo. 
Esta terceira semana, a menina que não chorava, a menina calma e serena, que só chorou quando nasceu, decidiu testar a capacidade dela de chorar. Decidiu mostrar-nos que afinal sabe chorar. E, sempre há mesma hora. Eu fico preocupada. Se tem barriga cheia, fralda limpa e todo o mimo do mundo, porque é que chora? Terá dores? Cólicas? Está com frio ou com calor? A minha bebé não chora sem parar ou de boca bem aberta. Chora aos poucos. É um choro leve mas parece triste. Assim como o meu. Vai e volta. E este meu recente coração de mãe fica sempre preocupado. O choro é sempre há mesma hora. Mas não me habituo a ele. Não gosto dele. Mesmo leve e curto. E, este vai e vem de choro demora uma ou duas horas. O choro faz parte, eu sei. Mas custa-me. 
Existem outras coisas, que me trazem o coração para fora do peito. Quando se engasga, é uma delas. Isto de ser mãe é maravilhoso. Mas isto de ser mãe, é também andar com o coração a sair do peito a toda a hora. Seja pelo imenso amor ou pela preocupação.


-Lace-it-girl

CONVERSATION

3 comentários:

  1. Parabéns por um relato tão sincero.

    Estás a fazer o teu melhor que podes e tens o coração cheio e é isso que conta.

    Beijinhos e muitas felicidades.

    ResponderEliminar
  2. Que relato tao lindo dos primeiro dias com a tua princesa. E tao bom que nao desististe de amamentar. Ser mae e mesmo assim uns dias tudo entao facil, uns dias preocupada, uns dias exausta. Mas quando olhAmos para a carinha deles tudo fica bem. Parabens pelo teu novo rebento. Desejos todas as felicidades nesta nova fase da tua vida.bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Ninguém disse que ia ser fácil. Nunca chorei a dar de mamar, mas as primeiras vezes (e as primeiras semanas) não foram nada fáceis. ..Sentia-me triste, vazia e inútil e ainda me sentia pior sabendo que não era suposto estar assim...mas ao fim do primeiro mês, tudo melhorou! E vai melhorar para ti também ❤❤
    Os nossos bebés são a melhor coisa do mundo e agora já consigo sentir isso em pleno, mas houve dias e semanas em que me sentia exausta e incapaz e cuidar dela era um peso horrível e não via nela o meu bebé. ...
    Beijos

    ResponderEliminar

Back
to top