Alimentação saudável para bebés



A alimentação saudável para bebés é simples, mas não foi fácil inicialmente. Não sabia o que dar e o que fazer.
Quando a minha filha fez 6 meses, mamava de duas em duas horas, dia e noite. Comecei a introduzir fruta e legumes crus. Ela adorou mas continuou a mamar a cada duas horas. Eu queria reduzir a frequência com que dava de mamar, por muito que goste de o fazer, queria que a minha filha ficasse mais independente, especialmente porque eu iria voltar para o trabalho em breve. Desde que comecei a introduzir os sólidos, que decidi não dar nada com açúcar e sal. Quando a enfermeira veio lá a casa ver como nós as duas estávamos eu disse lhe que não sabia bem o que introduzir mais. Não queria dar nada de papas de supermercado, nem frutas ou comidas de frasco. Comecei com fruta e legumes crus e a bebé aceitou bem, depois cozidos - e a bebé não gostou tanto. Comecei a ficar preocupada, porque iria começar a trabalhar em breve e a bebé precisava de mais alimento, que não o leite materno. Comprei aveia e fiz papas - ela comia duas colheres pequenas e só. Ou começava com ansia de vómito. Acabei por ceder, encontrei papas de supermercado ou farmácia, sem glúten e açúcar - a bebé também não gostou. A enfermeira deu me um menu com várias refeições e receitas e eu fiquei chocada com as refeições sugeridas. Pelo menos, eu acho que a alimentação deve ser introduzida gradualmente. Em Portugal, temos uma lista de alimentos que devem ser dados ao bebé a cada mês. Aqui, a partir dos seis meses é recomendado que o bebé coma de tudo - pode comer tudo o que nós comemos e desta forma habitua-se a todo o tipo de sabores e texturas. Ora, eu cozinho com imensas especiarias. Comidas picantes. E no geral cozinho todas as comidas com um pouco de sal e não queria, de todo, dar à minha filha as comidas que nós comemos. Não por achar que não sejam saudáveis, porque até são, mas para um bebé que ainda tem como leite a principal fonte de alimento e só recentemente começou os sólidos, não achei que seria bom. Comecei a dar sopa, uma vez por dia e o resto mama. Depois sopa duas vezes por dia e mama. Entretanto batata cozida, frango, peixe, legumes, massa, purés - tudo cozido. Em 30 minutos cozinhava as refeições da semana toda. Embora tivesse leite, não tinha o suficiente para tirar e deixar durante o tempo em que estivesse no trabalho. Comprei um fórmula especial - apenas para ela tomar enquanto estivéssemos separadas. Primeiro estranhou, mas depois aceitou.
 Agora a Clara tem nove meses e desde os sete meses e meio que come de tudo. Já começou a comer algumas das nossas refeições se não tiverem sal.  Come iogurtes, papas, fruta, legumes, carne, peixe. Come e come bem. A alimentação já não é difícil. Acabou por se habituar a alguns alimentos e come mesmo de tudo. A Clara adora comida e aceitou melhor do que as papas ou comidas raladas.
A batalha, é sempre, cozinhar saudável e se comer da nossa comida, perceber se será bom ou não para ela. O leite materno ainda é importante, especialmente durante a noite. É mais o conforto e a ligação que tem comigo, que propriamente fonte de alimento. 

Acabei por ter em conta o que me foi dito aqui pela enfermeira em Inglaterra e pelo que é recomendado em Portugal, depois seguindo o instinto maternal do que se deve dar, como e quando. Afinal, não é assim tão complicado.


-Lace-it-girl

CONVERSATION

0 comentários:

Enviar um comentário

Back
to top