UM ANO - de Clara e parentalidade


A nossa filha fez um ano e nós um ano como pais. Foi um ano de muitas conquistas e aprendizagens, não só para Clara mas também para nós, como pai e mãe de primeira viagem. Tenho de admitir que foi cansativo, é cansativo, mas divertido também e muito recompensador. É incrível como é que um ser tão frágil e pequeno se desenvolve tão rapidamente e tanto em apenas um ano. Eu e o meu marido mudamos com certeza. Acredito, que para muito melhor.


A clara foi uma bebé muito serena durante os 3 primeiros meses. Começou a sorrir muito cedo e sorria muito. Teve cólicas, e só chorava mesmo quando as tinha. 
Dos 3 aos 6 meses, evoluiu a todos os níveis, deixando de ser a bebé recém nascida para uma bebé mais activa e alerta. Passou a dormir mais e melhor, a mamar com mais tempo de intervalo. Começou a pegar nos brinquedos, a levar tudo à boca, a virar-se e sentar-se. 
Dos 6 aos 9 meses, disse as primeiras palavras "mamã" "papá" começou a gatinhar, bater palmas, dizer xau-xau. A comer os primeiros alimentos sólidos. 
Dos 9 aos 12 meses, pôs-se de pé, deu os primeiros passos. Começou a andar e agora corre. Diz novas palavras "olá" "vóvó" "auau" "titi". Dança - muito. Dá mimos aos pais e aos brinquedos. Adora ver televisão, "falar" ao telefone. Tem uma adoração enorme por bebés e outras crianças. A mais recente adoração são animais, principalmente pássaros, gatos e cães. 
Nos últimos meses, adora puxar a minha camisola para cima e encostar a cabeça na minha barriga. Gosta de olhar, sorrir e dar festinhas na barriga.
A Clara é uma menina muito feliz e saudável. Teve febre uma vez, por algumas horas, devido à dentição. E foi isso, nunca esteve mesmo doente. Faz birras quando a contrariamos, quando não consegue o que quer ou quando está com sono, mas logo de seguida acalma-se e pede mimo. Chama por mim, quando me quer, quando está a brincar e às vezes a dormir. "Mamã" é a palavra que mais diz, mas é completamente apaixonada pelo pai. Se o telefone toca ela diz "papá", o mesmo se tocarem à campainha. É pelo pai que chama quando acorda e quando está super energética e só quer brincadeira. 
A Clarinha, é a filha que eu sempre quis. Amorosa e alegre. Como mãe, não poderia estar mais orgulhosa. Sei que será uma óptima irmã mais velha e eu mal posso esperar por ver os meus dois bebés juntos. O amor continua a crescer, por ela e por nós enquanto família.



-Lace-it-girl


CONVERSATION

1 comentários:

  1. Este post é uma delícia. Parabéns à Clarinha, a ti, à família toda. Que sejam sempre assim, felizes. E já agora aproveito para dar os parabéns pela segunda gradidez, e desejar Boas Festas. Parece que há muitas razões para celebrar :) beijinho*

    ResponderEliminar

Back
to top