Parar de amamentar - desmame natural





A minha opinião é que os bebés/crianças deixam de mamar quando estão preparadas, não quando nós estamos ou queremos. Claro que existem situações em que a mãe necessita de fazer um desmame precoce. porque dar de mamar deve ser uma experiência satisfatória para a mamã e para a criança. A partir do momento em que não é prazeroso, acho que faz todo sentido que uma mulher deixe de amamentar, cada um sabe o seu limite.


No meu caso, o desmame foi gradual e natural. Comecei por ter muito leite, e a minha filha sempre mamou com poucas horas de diferença a cada duas ou três horas, mas cada mamada demorava cerca de cinco minutos. Sempre rápido.


Quando introduzimos os alimentos sólidos e outros líquidos, a Clara deixou de mamar tanto durante o dia. A Clara tinha quase 8 meses, quando eu comecei a trabalhar. Eu, já não tinha muito leite, conseguia dar de mamar mas não tinha o suficiente para tirar. Sendo que, durante as horas de trabalho a Clara tomava a fórmula e assim que me via quando eu chegava a casa, queria mamar desesperadamente. Tivesse ou não acabado de comer. Acredito que era a saudade e o mimo da mamã. O comforto que lhe dava. Confesso que gostava dessa necessidade dela de mamar assim que me via, depois de tantas horas separadas. Eu nunca ofereci dar de mamar nesta altura. Assim que eu chegasse a casa, se a ela quisesse eu dava, caso contrário, eu não oferecia. Estive sempre disponível e sem pressa, sempre a respeitar a vontade da minha filha. Após as primeiras semanas de trabalho, passou a mamar uma ou duas vezes ao dia, normalmente quando eu chegava a casa e antes de ir dormir. Sem dúvida, pelo conforto e, o conforto era mútuo, para ser sincera. Embora eu já não tivesse leite quase nenhum. De um dia para o outro a Clara não pediu mais, não demonstrou mais interesse. Passados dois ou três dias sem pedir mama, eu ofereci e a Clara não quis.


Amamentei até aos nove meses e meio. Não sei como teria sido se eu não tivesse começado a trabalhar, ou se não tivesse introduzido o biberão com fórmula. Mas a verdade, é que eu já quase não tinha leite, e talvez por isso nas últimas semanas dar de mamar até era doloroso. Foi uma experiência maravilhosa. Sem dúvida que criamos um vínculo intenso durante a amamentação e continua mesmo agora. 






-Lace-it-girl














CONVERSATION

0 comentários:

Enviar um comentário

Back
to top